17/05/2019 às 01:13

Dicas de Marketing para Chefs de Cozinha

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Não sei se já reparou, mas, diferente de algum tempo atrás onde as grandes redes de restaurantes eram o que tínhamos de mais alto grau culinário, vivemos hoje um momento de valorização da comida, estamos mais preocupado com a origem dos alimentos, como ele é cultivado, como o prato é preparado. Podemos perceber isso facilmente só dando uma analisada em todos novos termos que até pouco tempo atrás ninguém nunca tinha ouvido falar: alimento orgânico, confort food, artesanal, e mais um monte de termos. Sem contar a quantidade de produtos artesanais, orgânicos, naturais e sei lá mais o que, que estão todos em voga. Tá Géssica, mas, o que isso tem haver com eu me posicionar como chef ou não. Pois bem, vamos ao que interessa. Antes, era massa ir ao shopping e comer um hambúrguer produzido sei lá como por uma empresa multinacional, hoje a comida que comemos tem assinatura! Como assim? Isso mesmo, assinatura! As pessoas querem saber como o alimento é cultivado, como  é preparado e mais ainda, quem o preparou. Dá pra perceber isso também só dando uma analisada na explosão de programas culinários e na explosão de chefs “famosinhos” por aí. Investir no seu marketing pessoal abre caminhos, te garanto! Tá Géssica, entendi, mas, como eu faço isso?

O primeiro ponto é acreditar verdadeiramente que você é um chef e se posicionar como um. Sabia que tem gente que mesmo com formação tem medo de dar a cara a tapa? Não pode! Vença o medo e bota a cara no sol pro mundo te ver.

Depois disso, o segundo passo é começar a aprender um pouco mais sobre marketing pessoal e sobre redes sociais e marketing digital. Não dá pra achar que vai fazer as coisas sem estudar e vai dar certo não é?

Produza conteúdo de qualidade. As pessoas querem saber como é a vida de um chef. Você tem o seu restaurante, como funciona seu trabalho lá dentro? Você está em casa de folga e vai cozinhar para seus amigos, como vai preparar a receita do risoto? As pessoas querem saber!

E por último, mas, não menos importante. Tenha fotografias profissionais! Você é um profissional da gastronomia, certo? Concorda comigo que não é porque uma pessoa que faz uma boa carbonara que pode ser chamado de chef, não é? Justamente. Então por que você  pensa que pode ser fotógrafo? Contratar um profissional para a produção das suas imagens traz o profissionalismo necessário para o seu posicionamento.

17 Mai 2019

Dicas de Marketing para Chefs de Cozinha

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